Op-Art - Ilusão e Inclusão
Curadoria Denise Mattar
CATÁLOGOData/Horário:
Estreia dia 29 de Março | 11h
Localização:
Galeria Espaço Arte MM
Endereço:
Rua Peixoto Gomide, 1757 - Jardins
Email:
galeria@espacoarte.com.br
Telefones:
(11) 3826-3957
(11) 94105-8449
Op-Art - Ilusão e Inclusão
A Op-Art surgiu na Europa na década de 1950. Herdeira do Concretismo ela partia do rigor geométrico, mas queria o abandono do caráter fechado e estático das obras tradicionais, propondo a inclusão do espectador e oferecendo a ele um conjunto de experiências sensoriais.
Os marcos da inserção da nova arte foram a exposição Le mouvement, realizada pela Galeria Denise René, em 1955, com obras de Agam, Soto e Vasarely, entre outros; o grupo GRAV (Groupe de Recherche d’Art Visuel), capitaneado por Le Parc, em 1963; e a mostra The Responsive Eye, organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1965, reunindo artistas de vários países.
As principais características dessa vertente artística são a repetição de formas simples, a contraposição de cores e a ambiguidade entre fundo e primeiro plano. A exata utilização desses elementos cria a sensação de movimento e profundidade, evocando um espaço tridimensional que não existe, mas parece tornar-se real. É uma ilusão ótica, daí o nome Optical Art, logo abreviado para Op-Art. Aprofundando ainda mais a inclusão do observador, surge, na sequência, a Arte Cinética, na qual o movimento virtual torna-se real. Através do uso de recursos mecânicos ou da manipulação das obras o visitante sai da condição de espectador e se torna ator.
Reunindo artistas pioneiros como Le Parc, Soto, Cruz-Diez, Vasarely, Agam, Perez-Flores e Palatnik, e outros que trabalham até hoje, como Toyota, Geszti e Margulis, a exposição aqui apresentada, vem reiterar o papel fundamental da Op-Art no processo que levou a pintura a sair do quadro, instaurando uma nova forma de pensar a arte. Uma vertente que continua viva, vibrante e envolvente!
Boa experiência!
Denise Mattar
Curadora