São Paulo - 1946
Ver obras do artistaGilberto Salvador (São Paulo, 1946) é um destacado pintor, desenhista, gravador, arquiteto e professor. Formado em arquitetura pela FAU/USP em 1969, Salvador se dedicou simultaneamente à pintura e ao desenho, estreando em exposições individuais em 1965. Ganhou reconhecimento ao ser premiado no Salão de Arte Contemporânea de Campinas e participou de várias edições da Bienal Internacional de São Paulo. Suas exposições no MASP, em 1985 e 1995, marcaram sua trajetória.
Sua obra é marcada pela oposição entre gestos expressivos e traços rígidos, combinando formas orgânicas e inorgânicas. Salvador explorou temas como a iconografia indígena e a relação entre o orgânico e o inorgânico, além de trabalhar com materiais e técnicas inovadoras, como o uso de aço inoxidável e o computador para criar imagens.
A escultura "Vôo de Xangô" (1999), instalada na Estação Jardim São Paulo do Metrô, é um dos seus marcos públicos mais conhecidos. Jacob Klintowitz, crítico de arte, publicou dois livros sobre sua obra, destacando a dualidade e o dinamismo de suas criações, que refletem uma constante busca por inovação e um profundo engajamento com questões sociais e ambientais.