Pablo Atchugarry

Pablo Atchugarry

Origem: Uruguai
Nascimento: 1954

Pablo Atchugarry nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 23 de agosto de 1954.

Seus pais, Maria Cristina Bonomi e Pedro Atchugarry Rizzo, grandes amantes da arte, logo percebem o interesse e o talento artístico do jovem Pablo e encorajam-no a seguir esse caminho desde criança. Em suas primeiras obras, o artista se expressa através da pintura, mas gradualmente descobrirá outros materiais como cimento, ferro ou madeira.

Sua primeira escultura em cimento é 1971 ( Cavalo ). Ela será seguida por outros trabalhos feitos em cimento e ferro, dentre os quais a escrita simbólica (1974), Estrutura cósmica (1974), Metamorfose pré-histórica (1974), Maternidade (1974) e Metamorfose feminina (1974).

No final da década de setenta, depois de participar de uma série de exposições em grupo em Montevidéu, Buenos Aires, Porto Alegre e Brasília, Pablo Atchugarry realizou diversas viagens a Espanha, França e Itália, para estudar e aprofundar seus conhecimentos e técnicas artísticas. Em Lecco (Itália), ele fez sua primeira exposição pessoal em 1978. Mais tarde, ele exibirá suas pinturas em cidades como Milão, Copenhague, Paris, Coira, Bergamo ou Estocolmo.

Em 1979, depois de experimentar diferentes materiais, descobriu a extraordinária elegância do mármore e trabalhou em Carrara em sua primeira escultura, intitulada La Lumière . Em 1982, realizou um primeiro projeto monumental no mármore de Carrara; Naquele mesmo ano, ele se instalou permanentemente em Lecco e começou a esculpir La Pietà em um único bloco de 12 toneladas de mármore. Em 1987, realizou sua primeira exposição individual de esculturas em Milão, na Cripta de Bramantino, com curadoria de Raffaele de Grada.

No final de 1996, a instalação de uma de suas obras, Semilla de la esperanza, se destaca no parque de escultura do Palácio do Governo de Montevidéu, no Uruguai.

Em 1999, o artista inaugurou o Museu Pablo Atchugarry, que abriga obras criadas ao longo de sua carreira, juntamente com a documentação bibliográfica e o arquivo de todo o trabalho.

Vinte anos após a sua chegada à Itália, a Província de Milão organiza uma retrospectiva de seu trabalho no Palácio Isimbardi na capital lombarda, sob o título Le infinito evoluzioni del marmo . No mesmo ano, o artista começa a trabalhar em seu primeiro grande trabalho monumental, Obelisco del Terzo Millennio , uma escultura de mármore de Carrara de 6 metros de altura desinstalada para a cidade italiana de Manzano (Udine); também neste ano ganha o concurso nacional chamado para a realização do monumento Civiltà e cultura del lavoro lecchese , uma grande escultura de mármore branco Bernini de 6 metros de altura e trinta toneladas de peso.

Em 2002, Carrara concedeu-lhe o prêmio Michelangelo em reconhecimento à sua carreira artística. Este ano também verá a luz de vários projetos importantes, entre os quais destaca Ideali , uma escultura feita para comemorar o 50º aniversário da coroação do Príncipe Rainier, que pode ser admirado na Avenida Princesa de Mônaco (Monte Carlo).

Em 2003, ele representa o Uruguai na 50ª Bienal de Veneza - Exposição Internacional de Arte com seu trabalho Soñando la paz , um grupo escultural formado por oito peças grandes, cinco delas feitas de mármore de Carrara e três de mármore bardiglio da Garfagnana. Também em 2003 a escultura Ascensione termina, encomendado pela Fundació Fran Daurel de Barcelona (Espanha).

Em 2004, o destaque foi a criação da Energia Vitale , uma escultura de mármore rosa de Portugal instalada no Centro Beilinson em Petah Tikva (Israel). No ano seguinte, 2005, uma exposição de seu trabalho está organizada na Argentina, no Museu Nacional de Belas Artes de Buenos Aires. De junho a novembro de 2006, você pode admirar uma grande exposição retrospectiva de seu trabalho no Museu Groeninge em Bruges (Bélgica), com obras de coleções particulares ao redor do mundo; No mesmo ano, a Coleção Berardo, de Lisboa (Portugal), adquire a escultura Camino Vital .

No início de 2007, o artista inaugurou a Fundação Pablo Atchugarry em Manantiales (Uruguai), com o objetivo de promover as artes e criar um local de encontro para artistas de todas as disciplinas, um lugar de união ideal entre arte e natureza. Este ano, ela terminou seu trabalho Nella luce , de 8 metros de altura, feita em um único bloco de 48 toneladas, encomendado por Collezione Fontana, na Itália.

Entre 2007 e 2008, uma exposição retrospectiva de seu trabalho é realizada no Brasil, The Plastic Space of Light , com um texto crítico de Luca Massimo Barbero. Apresentado primeiro no Centro Cultural do Banco do Brasil em Brasília, mais tarde viaja para o Museu de Escultura Brasileiro de São Paulo (MuBe) e para o Museu Oscar Niemeyer de Curitiba. Em 2008, o Museu Nacional de Artes Visuais de Montevidéu organiza uma exposição retrospectiva dedicada à sua atividade artística nos últimos quinze anos.

Em 2009, realizou o projeto Luz y Energía em Punta del Este em um único bloco de mármore de Carrara, com cinco metros de altura, em comemoração ao centenário da cidade.

Em 2011, após sete anos de trabalho, Abbraccio Cosmico termina, um trabalho monumental feito em um bloco de mármore de 56 toneladas e 8,5 metros de altura. No mesmo ano, sua primeira exposição individual ocorre em Nova York, nas Galerias Hollis Taggart, com um texto crítico de Jonathan Goodmann. Posteriormente, em março de 2012, a associação da Times Square Alliance seleciona sua escultura Dreaming New York para ser exibida na Times Square durante a feira de arte The Armory Show Art Fair, em Nova York.

No final de 2013, a editora Mondadori Electa apresenta o catálogo g enerale della scultura , um catálogo baseado em dois volumes, do professor Carlo Pirovano, que documenta todas as obras realizadas pelo artista entre 1971 e 2013.

Em abril de 2014, ele instalou em Kallo-Beveren (Bélgica) a escultura de mármore estatuária de Carrara Movimento nel Mondo, com 8,35 metros de altura. Entre julho e setembro deste mesmo ano, uma grande retrospectiva intitulada A Viagem pela matéria pode ser visitada no Museu Brasileiro de Escultura em São Paulo (Brasil).

De 22 de maio de 2015 a 7 de fevereiro de 2016, a exposição intitulada Pablo Atchugarry: Città eterna, eterni marmi , na qual você pode admirar quarenta, é realizada no Museu dos Fóruns Imperiais - Trajan’s Market, em Roma (Itália) esculturas do artista.

As obras de Pablo Atchugarry foram exibidas nos seguintes museus e instituições públicas: Museu Nacional de Artes Visuais, Montevidéu (Uruguai); Museu do Parco, Portofino (Itália); Museu Nacional de Belas Artes, Buenos Aires (Argentina); Galleria d’Arte Moderna Raccolta Lercaro, Bolonha (Itália); Coleção da Provincia di Milano, Palazzo Isimbardi, Milão (Itália); Coleção da Província de Lecco, Lecco (Itália); Fundació Fran Daurel, Barcelona (Espanha); Museu Groeninge, Bruges (Bélgica); Museu Coleção Berardo, Lisboa (Portugal); Pérez Art Museum, Miami (EUA); O Patricia & Phillip Frost Art Museum, Miami (EUA); Chrysler Museum of Art, Norfolk (EUA); Museu Brasileiro de Escultura, São Paulo (Brasil).

Atualmente, a Atchugarry vive e trabalha entre Lecco (Itália) e Manantiales (Uruguai), onde ocupa parte de seu tempo no desenvolvimento da Fundação Pablo Atchugarry, do Parque Internacional de Esculturas Monumentais e do ensino e divulgação do art.


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