José Luis Cuevas

José Luis Cuevas

Origem: Mexico
Nascimento: 1934
Falecimento: 2017

JOSÉ LUIS CUEVAS

Pintor nascida na Cidade do México. Cuevas começou a desenhar em uma idade adiantada. Enquanto convalescia de uma doença grave infância tornou-se um leitor voraz. Em 10 anos de idade ingressou como aluno irregular na Escola de Pintura e Escultura “La Esmeralda” na Cidade do México. Ele começou a apresentar no início dos anos 1950 e é considerado como um dos representantes mais à frente do movimento neo-figurativo que surgiram na América Latina desde os finais da década de 1950. Cuevas especializada em tinta satírica incisivo, lavar e desenhos a lápis de criaturas grotescas e humanidade degradadas, muitas vezes incluindo auto-retratos em suas composições. Apesar de ter seguido a tradição de Gaya, seu trabalho foi fortemente aromatizado por literatura do século 20 e 19, a vida contemporânea e horror e filmes de detetive. Ele fez muitos desenhos nas instituições insano e representou a crianças pobres e as prostitutas da Cidade do México. Seu desgosto pelo “nacionalismo mexicana de Rivera e Siqueiros, e a sua rebelião contra o estabelecimento Miraclist no México, levou a moeda a expressão “Cortina de Cactus “. No entanto, ele reconheceu uma dívida de Orozco, cujo próprio sentido satírico, expressa em seus murais e seus desenhos iniciais, perpetua uma tradição mexicana de humor negro popularizada por José Guadalupe Posada nos 19 e início dos 20 c. Na sequência de uma primeira exposição em um lote vago, Cuevas teve sua primeira galeria de exposições na co-operative Gal. Prisse em 1953 na Cidade do México. Em 1954, o crítico de arte cubano Jose Gomez Sicre organizou uma exposição de seu trabalho na União Pan-Americana, em Washington, que lançou o artista estrangeiro. Quando ele expôs na Gal. Edouard Loeb em Paris, em 1955, Picasso comprou dois de seus desenhos. Desde então expôs regularmente no E.U.A., Europa e América Latina. Ele ganhou o primeiro prêmio internacional de desenho para sua série Funeral de um ditador (1958), na Bienal de São Paulo em 1959 e no mesmo ano apresentou na Gal. Bonino, em Buenos Aires. Em 1960 expôs no Centro de Arte de Fort Worth e Mus Filadélfia. do art. Sua série O Mundo de Kafka e Cuevas(1957) está na coleção do museu último.Em 1962, ele apresentou sua série Cuevas Por Cuevas(também o título de uma autobiografia publicada em Cidade do México em 1965) com o Gal. Silvan Simone em Los Angeles e em 1963 na Morris, Andrew Gal. em Nova York.Participou em várias exposições colectivas de natureza polêmica, como ‘The Insiders’ em Nova York e Los Angeles em 1960. As exposições foram nomeados após o livro de Selden Rodman desse título, em que o autor elogia o trabalho de Cuevas e outros artistas neo-figurativa como representante de um novo humanismo. Em 1961, Cuevas participou de uma exposição com Mathias Gaeritz e Friedeberg Pedro na Gal. Antonio Souza na Cidade do México, intitulada “Los Hartos ‘(O Fed-Ups), como uma acusação de’ vazio ‘da arte moderna muito. Cuevas denunciou a escola de Paris, especialmente elegantes. O crítico francês Jean Cassou encontrou o seu trabalho muito mexicano em sua “cruel, sentimento apaixonado de verdade” e, segundo a crítica argentina Marta Traba, Cuevas participou de uma “resistência” movimento contra a arte das exigências do mercado internacional através da criação de um latino-americano identidade como artista. Cuevas também projetou cenários de teatro e participou em muitos simpósios e escreveu duas autobiografias outros. Cuevario eCuevas Contra Cuevas. Ele também ilustrou vários livros, incluindo o recolhimento da Infância (1962) e Crime de Cuevas(1968). Sua obra está em colecções públicas e privadas na América Latina, o E.U.A. e França.


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