Jesús Rafael Soto

Jesús Rafael Soto

Origem: Venezuela
Nascimento: 1923
Falecimento: 2005

energia é um dos elementos mais marcantes da obra de Soto e suas experiências com efeitos ópticos são representativos de algumas das mais bem sucedidas da Op-Art movimentos arte cinética. Trabalho de Soto, no entanto, ultrapassa a mera exploração de efeitos ópticos e ele apresenta em suas pinturas uma concentração de energia que alcançar um ponto onde as pinturas tornam-se uma miragem, cinestesicamente como uma tensão mental.

Soto uso do efeito moiré desempenha um papel de destaque em suas primeiras obras de transição entre a tradição da abstração hard edge-fundada por Modrian à expressão mais fluido que utiliza actualmente. A influência do equilíbrio Modrian de linhas e da composição pode ser encontrada na obra de Soto, com toque adicionado Soto de uma pesquisa pessoal para uma arte que seria o seu próprio mestre, totalmente independente do mundo natural, uma atitude reflexiva da Modrian’s.

Soto trabalho com elementos idênticos e multiplicável visava reduzir o sinal total anonimato, no esforço para ficar longe de arte subjetiva. Quando a transição para a arte cinética veio maneira de Soto, em 1955, começou a fazer sobreposições plexiglass. Espirais traçadas sobre vidro acrílico foram sobrepostos em profundidade. O efeito óptico que resultou era no relacionamento entre as superfícies. Pintura Soto começou a surgir e assumir uma dimensão escultórica quando suspendeu fios e varetas de metal na frente do fundo. Esta segmentação do fundo parece estar a criar o efeito do ataque e, em parte, absorvendo as formas que são colocados na frente dele. Trabalho de Soto estabelecida uma relação concreta com a percepção de espectadores tão desconcertante e fascinante como uma miragem.

Em 1973, a Jesús Soto Museu de Arte Moderna, inaugurado em Ciudad Bolívar, Venezuela, com uma coleção de sua obra - um grande número de exposições estão ligados à fonte de energia para que eles possam se mover. O arquiteto venezuelano Carlos Raúl Villanueva projetou o edifício para o museu eo artista italiano op Getúlio Alviani foi chamado para dirigi-lo.

Alguns dos trabalhos de Soto ornamenta o teto do salão principal do centro de Caracas artes, o Teatro Teresa Carreño.

Jesús Rafael Soto morreu em 2005 em Paris, e está enterrado no cemitério de Montparnasse.


Fale conosco